Guia Completo sobre Orquídeas e Bromélias
Guia Completo sobre Orquídeas e Bromélias
Blog Article
Entre as plantas ornamentais mais procuradas estão flores sofisticadas que alcançaram expressiva presença em lares brasileiros ao redor do mundo.
A Fascinante Diversidade dasCattleyas
O gênero das orquídeas é famoso pela surpreendente quantidade de híbridos abrangendo uma quantidade enorme de exemplares.
aqui
Comumente descobertas em ambientes úmidos e sombreados, as orquídeas desenvolveram sistemas especializados de desenvolvimento em diferentes ecossistemas.
A Beleza Natural das Tillandsias
Os tipos de bromélias são classificados no grupo taxonômico Bromeliaceae e têm sua proveniência sobretudo do continente americano.
Apresentando estruturas únicas, várias bromélias desenvolvem uma cavidade coletora para preservar precipitações. Esta estrutura viabiliza a adaptação a condições áridas.
Técnicas de Manutenção para estas Espécies Ornamentais
Iluminação Adequada
Normalmente, estas flores preferem claridade sem sol direto. Por outro lado, bromélias podem ser cultivadas em diferentes níveis de luz, segundo a classificação botânica.
Rega e Umidade
O excesso de água representa um grande problema para estas flores delicadas. Orienta-se umedecer somente após o meio de cultivo secar.
No caso das espécies com reservatório, é importante preservar água neste espaço renovando-a regularmente para prevenir a reprodução de insetos.
Substrato e Nutrição
Orquídeas geralmente crescem melhor em compostos diferenciados que oferecem escoamento adequado.
Preparados que apresentam pedaços de córtex vegetal, material carbonizado combinados com elementos que permitem circulação demonstram ser convenientes.
O cultivo destes exemplares é realizável em diversos substratos, tais como preparados para plantas aéreas, composto natural poroso ou alternativamente montadas em madeiras.
Situações Recorrentes e Ajustes
Parasitas e Enfermidades
Parasitas microscópicos e insetos sugadores são problemas frequentes ao longo da vida destas flores.
As medidas preventivas abrangem ventilação adequada, balancear a água disponível e observar periodicamente os exemplares.
Questões Relacionadas às Flores
Se a planta não produz flores, verifique se estão recebendo iluminação adequada. Vários exemplares requerem de amplitude térmica diária para iniciar o ciclo floral.
A produção de flores nestas espécies comumente se dá em episódio único em seu período de desenvolvimento, entretanto desenvolvem mudas que são passíveis de replantio após a floração principal.
Pontos Favoráveis ao Ter Orquídeas e Bromélias
Não se limitando ao aspecto decorativo, orquídeas e bromélias trazem aspectos positivos para o ar que respiramos.
Determinados exemplares contribuem na filtragem de poluentes, diminuindo a presença de químicos danosos e aumentando a umidade.
A atividade de juntar vegetais tão especiais similarmente fornece melhorias no equilíbrio emocional, aliviando tensões e formando laços com elementos vivos.
Primeiros Passos para Colecionadores Plantas Exóticas Tropicais
Para os principiantes, sugere-se partir com espécies mais resistentes.
Variedades como as orquídeas-mariposa e exemplares de bromélias que vivem no ar figuram como possibilidades apropriadas para cultivadores inexperientes.
Pesquise diretrizes em estabelecimentos de jardinagem e coletivos em redes sociais para desenvolver sua capacidade sobre estas fascinantes plantas.